Para além da aplicação de uma regulamentação ambiental exigente, é determinante que a indústria pense em formas de reduzir os impactos que estas emissões e desperdícios representam para o desenvolvimento ambiental. Desta forma o Ensino Profissional tem um papel fundamental na promoção do desenvolvimento de um conjunto de competências-chave transversais para a Sustentabilidade, isto para que muitos jovens e adultos possam adotar um estilo de vida sustentável, e, por conseguinte, contribuírem para a construção de um ambiente corporativo sustentável, a nível profissional.

Nas últimas décadas a Sustentabilidade tem sido uma preocupação constante e uma prioridade para o setor industrial, devido aos impactos negativos que as suas emissões e diferentes tipos de desperdícios representam para o ambiente e a sua preservação.

Ainda que a indústria tenha um contributo considerável para este problema, este setor é essencial para a produção de produtos e bens, bem como para a promoção de emprego e para o desenvolvimento económico.

Como tal, para além da aplicação de uma regulamentação ambiental exigente, é determinante que a indústria pense em formas de reduzir os impactos que estas emissões e desperdícios representam para o desenvolvimento ambiental.

Sucede assim uma combinação entre o conceito LEAN, que corresponde à implementação de ferramentas de gestão, de eliminação de desperdícios e de melhoria contínua, e o conceito GREEN, que está associado a práticas e processos sustentáveis incorporados nos sistemas de gestão ambiental (Vasconcelos et.al., 2013).

Com efeito, Lean Green surge como uma metodologia constituída por métodos e técnicas que têm como finalidade otimizar e melhorar os processos produtivos, incorporando práticas ecológicas que reduzam os desperdícios e resíduos industriais, com o objetivo de minimizar o risco e impacto no meio ambiente, sem prejudicar o tempo de entrega e a qualidade dos produtos (Diniz, 2018). Para tal, o envolvimento e responsabilidade dos líderes e colaboradores é fundamental para a aplicação deste processo e obtenção dos resultados que se pretende alcançar, assim como é necessário preparar os futuros colaboradores da indústria de modo a sensibilizar para esta causa.

Desta forma, como é constatado pelo estudo de Medeiros (2019), “As perspetivas dos formandos que frequentam o Ensino Profissional: um estudo numa escola profissional”, o Ensino Profissional representa uma boa opção para muitos jovens e adultos que pretendem aprender uma profissão e em simultâneo obter uma dupla certificação, de modo a ingressarem mais rapidamente no mercado de trabalho.

Para além das competências essenciais e técnicas, que se entendem como conhecimentos, aptidões e atitudes, que os formandos irão adquirir ao longo do seu percurso formativo é fundamental que esta via de ensino promova o desenvolvimento de um conjunto de competências-chave transversais, apresentadas na figura 1, para a Sustentabilidade, para que possam adotar um estilo de vida sustentável, e, por conseguinte, contribuírem para a construção de um ambiente corporativo sustentável, a nível profissional.

Deste modo, entre as várias ações existentes para a redução dos resíduos e desperdícios, destaca-se, para este propósito, o método “5S“, que faz parte do conjunto de ferramentas da filosofia Lean, praticado na ATEC – Academia de Formação que qualifica para o mercado, nomeadamente para a indústria em geral.

in: https://www.atec.pt/qualificacao-profissional/lean-green-e-sustentabilidade-no-ensino-profissional.html

A %d blogueros les gusta esto: